Você conhece os sintomas de ansiedade generalizada ou desajustada? Sabe aquela pessoa que vive uma sensação constante de incapacidade, sensação de acordar cansada e muitas vezes como fruto de uma noite mal dormida ou até mesmo de uma insônia persistente? Sabe aquela pessoa que vive nervosa e irritada?
Essa pessoa, por ser assim, acaba falando ou fazendo coisas que acabam trazendo um grande arrependimento. Fruto muitas vezes de uma atitude precipitada e que gera em segundos aquela sensação amarga da culpa e do arrependimento. Ela tem sempre aquela sensação de fracasso, impotência, incapacidade, desânimo, angústia e insegurança.
Pode ser que você conheça pessoas que vivem neste momento exatamente tudo isso, mas também pode ser que seja você essa pessoa que hoje vive assim.
Estatísticas Referente aos Sintomas de Ansiedade Generalizada
A organização mundial de saúde estima que hoje no mundo um terço da população mundial sofre com alguns dos sintomas de ansiedade generalizada. No Brasil a organização mundial de saúde estima que são mais de 24 milhões de pessoas sofrendo com alguns sintomas de ansiedade.
E na maioria das vezes são as mulheres que mais sofrem com essas sensações negativas. E o que essas pessoas de alguma maneira acabam colecionando na vida são caos principalmente nos seus relacionamentos. Pois é no relacionamento com elas mesmas e com as outras pessoas que esses prejuízos de uma ansiedade desajustada ficam e se torna mais evidente.
Mas nem todo tipo de ansiedade é desajustada. Existe também a ansiedade do bem. É aquela energia que nos coloca em ação. Mas quando essa ansiedade é desajustada ela acaba gerando uma série de conflitos e prejuízos na vida assim como todos esses que eu citei até o momento.
Porém, quando ela realmente está no nível ajustado ela faz com que você consiga viver a alegria e o prazer. Então confira comigo agora aqui em Cabelo e Muito Mais, os sintomas de ansiedade generalizada.
Principais Sintomas de Ansiedade Generalizada
Na verdade não existe nenhum exame específico pra que se possa fazer um diagnóstico de ansiedade. Esse diagnóstico vai ser feito através da consulta com o médico ou psicólogo que vai observar todos esses sintomas que a pessoa vai relatar.
O médico em geral acaba fazendo pedidos de outros exames. Isso para excluir que seja consequência de alguma outra doença, esse estado de ansiedade.
Não que os exames possam dizer que a pessoa tem ou não a ansiedade generalizada. Na verdade o médico vai fazer perguntas sobre como a pessoa vem se sentindo. Sobre o apetite dela, sobre em que situações ela tem se sentido ansiosa. Também sobre o sono a irritabilidade.
Porém, de acordo com minhas pesquisas posso listar agora alguns dos sintomas de ansiedade generalizada mais comuns. Daí você pode ter uma ideia e saber se é o que está acontecendo com você. Ou com alguém que você conhece:
Irritabilidade
É como se a pessoa vivesse o tempo todo extremamente ansiosa. Tendo pequenos períodos de remissão, pequenos períodos onde essa ansiedade não está tão aparente.
Porém, essa ansiedade costuma estar quase que o tempo todo com a pessoa e aparecendo em diversas situações do dia-a-dia. A pessoa fica num estado de alerta fazendo com que ela se torne uma pessoa mais irritável, mais sensível.
E este estado constante de alerta acaba trazendo consequências para a vida dela
Sensação Constante de Medo
Medo de errar, medo de fazer coisas simples, medo de dirigir, medo de ficar sozinho, medo de sair de casa. Desta forma a pessoa vai colecionando também muitas e muitas perdas.
Isso porque o poder destrutivo do medo, que é uma grande prisão deixa a pessoa literalmente aprisionada dentro de si mesma.
Sentimentos Negativos
A pessoa foca naquele pensamento negativo. E este diz o tempo todo que por mais que você tente sempre vai dar errado. Também, que por mais que você se esforce nada vai dar certo.
Falta de Controle Emocional
A pessoa vai colecionando sensações, e vai tendo uma dificuldade muito grande em se colocar. E também de agir diante das situações.
Muitas vezes as pessoas pensam que ter controle emocional é simplesmente não ter sentimentos. Mas isso é um grande erro, pois nós somos criados com emoções. No entanto, o que precisamos então é ter o controle.
Sinais no Corpo
O corpo começa a dar sinais como: enxaqueca, gastrite, dores no estômago, tremores, falta de ar, dores de cabeça constante.
Alem disso, é comum que a pessoa tenha também suor em excesso, palpitações e até problemas gastrointestinais. Além de se alterar facilmente. Mas tudo isso são sintomas de ansiedade generalizada e de uma mente muito acelerada.
Você se Identifica Como Alguém Ansioso?
Na verdade é diferente de quando a gente tem uma ansiedade relacionada com uma situação específica. Por exemplo: eu vou passar por uma prova ou uma apresentação pra uma plateia muito grande. Neste caso eu fico muito ansioso, eu tenho suor, palpitações, tremedeira. Mas isso é em função de uma situação específica.
Já com os sintomas de ansiedade generalizada ou desajustada isso é algo mais constante, que acontece em muitas situações.
Muitas vezes a pessoa acha que é o jeito dela de ser. Mas na convivência com outras pessoas ela vai percebendo uma diferença. Ou seja, que fica mais ansiosa que as outras pessoas pra aqueles mesmos eventos da vida.
E essa irritabilidade, a facilidade para se alterar acaba incomodando as pessoas que estão em volta.
Infelizmente a maioria das pessoas já se acostumou a viver assim; tristes, nervosas, ansiosas e acham até que isso é uma coisa normal.
Se você vive assim como que amarrado pelas cordas que sua mente lhe impõe, chegou a hora de você tentar e fazer algo diferente. Não precisa ser assim. Você pode sim criar e viver uma nova realidade, ou seja vencer os sintomas de depressão e ansiedade.
a neurociência nos mostra que a ansiedade não significa falta de fé. A ansiedade também é algo biológico e claro comportamental.
Então não esqueça: você pode sim se livrar dos sintomas de ansiedade generalizada. Isso se aprender a controlar essa ansiedade e assim levar a vida de forma mais alegre e prazerosa.
Resumo dos Sintomas de Ansiedade Generalizada
- IRRITABILIDADE – um estado de alerta que deixa a pessoa mais irritável e mais sensível.
- MEDO – uma sensação constante de medo de errar e de fazer coisas simples.
- SENTIMENTOS NEGATIVOS – a pessoa acha que por mais que se esforce sempre vai dar errado.
- DESCONTROLE EMOCIONAL – uma dificuldade muito grande em se colocar e agir diante das situações.
- SINAIS FÍSICOS – enxaqueca, gastrite, dores no estômago, tremores, falta de ar, dores de cabeça constante.
Será que você descobriu algum desses sintomas em você? Então me conta sua história aqui nos comentários abaixo.
Conhece alguém que também passa por isso? Então compartilhe esse conteúdo para ajudá-la!