Escova progressiva estraga o cabelo ou não? Essa é a grande dúvida das mulheres. E esse é um tema bastante polêmico. Principalmente porque esse procedimento se tornou extremamente comum aqui no Brasil. E as mulheres adoram porque deixa seus cabelos bem lisinhos.
Especialmente as mulheres quimicamente loiras não podiam alisar o cabelo, porque as químicas não eram compatíveis. Mas com a chegada da progressiva no cabelo elas podem também alisar. E isso mudou completamente a concepção de beleza nesta década.
Porém, esse assunto se tornou polêmico por causa do uso do formol. Essa é uma substância extremamente tóxica usada na conservação de cadáveres. Quando se descobriu que ele ajudava a alisar o cabelo, passou a ser utilizado como componente da escova progressiva no cabelo. Porém, pelo perigo que essa substância apresenta foi proibido pela ANVISA concentração acima de 0,2 %.
Mas a pergunta agora é: Como age a progressiva no cabelo de verdade? Como ela age no cabelo e como ela deixa o cabelo liso? Será que a progressiva estraga o cabelo? Cabelo e Muito Mais responde agora para você…
Progressiva no Cabelo Estraga ou Hidrata?
Agora vou falar um pouco sobre o que acontece com o seu cabelo no processo da escova progressiva feita com formol:
O formol é o principal agente responsável pela conservação do fio como ele é. No processo da progressiva o profissional aplica no cabelo e usa a prancha. Com isso ele capsula o fio de forma que ele fique um fio mais rígido, mais reto, realinhado. Mas porque isso acontece?
Bem, como as universidades usam o formol na área de patologia? Ele é um agente responsável pela conservação dos tecidos. Então como ele age no cabelo? Ele retira toda a água que contém no cabelo. Por isso é que ele mantém aquela forma rígida e conservada.
É semelhante à conservação de carnes como a gente conhece no mercado. Como, por exemplo, o bacalhau, a carne seca em que se usa o sal para poder retirar a água ou desidratar totalmente aquela carne para haver uma conservação.
O FORMOL NO CABELO:
E com o formol não é diferente porque ele age de uma forma que desidrata completamente o fio. E assim, estabelece uma estrutura nova a partir da chapinha. Então o profissional aplica no cabelo o produto com formol e prancha várias vezes para realinhar o fio.
Mas daí você com certeza vai perguntar: mas a escova progressiva não deixa o cabelo lindo, brilhoso e sedoso?
Neste sentido pode-se dizer que a escova progressiva estraga o cabelo. Por quê? O verniz, por exemplo, com o passar do tempo vai sair e vai aparecer novamente a madeira antiga e seca. Aquela madeira que precisa ser colocado novamente um produto para que ela volte a ter aquela beleza.
Com a progressiva no cabelo acontece algo parecido. Com o passar do tempo aquele produto que estava embelezando o cabelo vai sair. E o que vai estar por baixo? Vai ser um cabelo totalmente desidratado.
Porque lembra? O agente principal do formol é a desidratação. Então o que acontece é que você vai ter um cabelo totalmente desidratado e vai querer fazer outra progressiva. Ou seja, vai colocar um problema por cima do outro.
Então não faça isso. O período ideal para fazer outra progressiva no cabelo é de no mínimo três meses. E nesse período hidratar e principalmente reconstruir.
QUAL É A MELHOR PROGRESSIVA?
Esta é uma pergunta meio que sem resposta porque não se pode dizer: esta ou aquela progressiva estraga o cabelo. Pois. o que caracteriza a progressiva é a composição do formol e o agente de hidratação. Estes em combinação formam o produto que é usado nos salões para fazer a escova progressiva.
Todos nós sabemos que a quantidade de formol permitida pela ANVISA é de 0,2 %. Porém, nem sempre essa proibição tem sido respeitada. Por isso, é necessário tomar bastante cuidado porque o formol é bem agressivo. E quando ele esquenta o vapor irrita bastante os olhos, a garganta e o nariz.
E caso haja contato direto com a pele, como no caso do couro cabeludo pode causar inflamação, irritação e até queimaduras.
QUANDO NÃO FAZER PROGRESSIVA NO CABELO?
Isso é muito importante porque muitas pessoas pela falta de tempo querem no mesmo dia retocar a raiz, fazer mechas e fazer progressiva no cabelo. Isso não é recomendado porque quando você faz mechas já sensibiliza bastante o fio.
Daí quando você aplica o produto que é uma química sobre cabelo no mesmo dia o cabelo fica muito sensibilizado.
Jamais faça a progressiva amamentando. Não é que o produto vai para o leite. O problema é que o bebê vai sentir o cheiro do produto químico na hora que você está amamentando. E pode ter uma irritabilidade, pode ter um problema de saúde relacionado a isso. Ele pode ter um ataque de alergia, em fim, os bebês são muito sensíveis. Então não é recomendável.
Também não é recomendável que grávidas façam. Ainda não há um estudo exato sobre o efeito do formol em grávidas. Mas como o produto é aplicado bem próximo à raiz acaba tendo contato com o couro cabeludo. Então o mais adequado é que você não faça isso.
PROGRESSIVA PODE CAUSAR CÂNCER?
Sabemos que qualquer química no ser humano pode sim causar alguma coisa. Embora não há ainda evidências reais sobre isso o formol foi classificado como possivelmente teratogênico, que causa alterações cancerígenas em modelos animais.
Na verdade o perigo maior não é tanto em relação ao câncer. Mas do risco de intoxicação aguda, principalmente para os profissionais que ficam respirando aquele vapor por horas.
Gostaria de ressaltar também que existe a progressiva que não contém o formol. Seu agente é à base de hidróxido, guanidina e tioglicolato de amônia. Esses são mais seguros se profissionais capacitados fizerem.
Concluindo você pode fazer progressiva no cabelo desde que respeite alguns critérios conforme falado aqui. Como tratar o cabelo, não utilizar produtos com quantidade de formol proibida, ter um intervalo maior entre uma progressiva e outra.
Agora me diz uma coisa: Você já teve alguma experiência boa ou ruim com a escova progressiva no cabelo? Conte-me sua história deixando um comentário abaixo.
Conhece alguém que tem dúvida se escova progressiva estraga o cabelo?
Então Compartilhe!!!
6 comentários a “Progressiva Estraga o Cabelo? Veja Isso Antes de Fazer.”
Bem… Amei quando fiz! Ficou lindo, sedoso e liso! Mas quando lavei meu cabelo ficou como antes só um pouco mais macio. Bem só queria que durasse um pouco mais! Bjs
Obrigada por compartilhar sua experiência. Bjs!
Eu já usei progressiva com formol quando lava tinha um cheiro muito ruim cheiro de xixi por isso parei pois meu cabelo cai muito estou usando sem formol faço várias hidratação
Fiz uma progressiva e jurei para nunca mais. O meu cabelo ficou queimado e espigado. Tive de cortar um palmo (20 cm) de cabelo. Chega! Não quero mais
Ola Cristina. Obrigada pelo seu comentário. Realmente, conforme você leu no artigo é muito sério. Para recuperar o cabelo quero te recomendar um método fácil e muito eficiente. É natural. Você pode conhecer mais detalhes sobre este método neste link => https://cabeloemuitomais.com/nutricao-capilar-receita-caseira-para-cabelos-cacheados/.
Um forte abraço!
No meu caso,so posso reclamar do cheiro que é muito forte,meu cabelo fica ótimo mesmo depois de lavar,faço a progressiva e lavo no mesmo dia,so quando a raiz começa a crescer que é ruim,mas hidrato o cabelo assim que lavo o cabelo.