Você busca um tratamento para crescer cabelo que não seja caro e que você possa fazer em casa? Você vê muitas dicas em vídeos na internet, mas será que realmente funcionam?
Hoje eu quero falar com você a respeito de uma dica caseira que está popularizando na internet. O uso de pimenta no tratamento para crescer cabelo. Será que ela realmente funciona? Será que tem algum princípio científico?
Sendo assim, antes de sair por aí aplicando pimenta no couro cabeludo é muito importante ter embasamento médico e científico. Se realmente vai te trazer benefícios e não riscos para a sua saúde.
Muitos vídeos na internet estão ensinando a usar pimenta para crescimento de cabelo. Porém, conforme nos adverte o Dr Lucas Fustinoni, é muito importante levar em conta alguns quesitos.
Em primeiro lugar, é preciso especificar o tipo de pimenta, ou seja, qual a classificação da botânica. E a segunda coisa muito importante a considerar é saber qual é a via de administração. Isso quer dizer que você tem que se certificar se é para passar no local ou se é para ingerir.
Isso porque dependendo do componente, existe uma via que será mais eficaz e mais segura. Mas continue lendo que eu já vou te explicar direitinho o que você precisa saber…
Os Componentes da Pimenta e Como Utilizar
No caso da pimenta é muito importante deixar bem claro que você nunca deve aplicar diretamente pimenta no seu couro cabeludo. Pois isso pode gerar uma série de alergias, descamação e irritação. Isso porque a pimenta tem um potencial grande de causar lesão no couro cabeludo e na pele se você aplicar diretamente nessas regiões.
Agora, com relação a classificação botânica, a pimenta que estamos considerando aqui é a pimenta caiena. Ela é uma planta originária da América Central e da América do sul que pode ter na verdade vários tipos de cores. Porém, a mais comum é aquela de cor vermelha.
A ciência já comprovou que esta pimenta contém uma quantidade interessante de vitamina C, vitamina E e antioxidantes. E sabemos que essas são sim substâncias boas que podem trazer benefícios para sua saúde. Mas será que é eficaz no tratamento para crescer cabelo?
Bem, como eu já disse não deve ser aplicada diretamente na pele ou no couro cabeludo. Mas quando ela é consumida tem estudos que demonstram o efeito dela na questão da digestão.
Ou seja, ela acaba incentivando que o corpo produza mais enzimas digestivas. E isso faz com que o corpo absorva de maneira mais adequada os nutrientes.
Porque não adianta você tomar vitaminas, sais minerais, ter uma dieta correta se teu intestino não está absorvendo de maneira adequada.
E o interessante também é que a pimenta tem uma capacidade de redução na inflamação.
Estudos Comprovaram:
Dois estudos em relação a psoríase demonstraram que a capsaicina tem a capacidade de reduzir essa inflamação da psoríase gerando a melhora da pele. Essa capsaicina é o componente ativo da pimenta.
No entanto, é muito importante destacar que nesses estudos foram utilizados uma concentração de 0,025. Isso quer dizer que é uma concentração muito pequena. Sendo assim, é impossível você em casa dissolver e acertar exatamente essa concentração.
Consequentemente, se você colocar uma concentração menor ele acaba não dando o efeito esperado. Por outro lado, se colocar uma concentração maior pode causar problemas como irritação e descamação do couro cabeludo.
Então na indústria farmacêutica às vezes uma pequena mudança do valor pode acarretar em uma mudança enorme na ação, às vezes trazendo problemas.
Só pra você ter uma ideia, se colocar ali um pouquinho mai de 0,025 já vai para 0,05 que seria o dobro. Isso poderia então às vezes trazer o dobro de efeitos colaterais. Por isso tem que tomar muito cuidado.
Um primeiro estudo com 44 pacientes mostrou sim um efeito de redução de inflamação e de descamação nessa lesão da psoríase. E um segundo estudo com 197 pacientes demonstrou também uma redução dessa inflamação com o uso da capsaicina nessa concentração muito baixa. Agora, e com relação ao cabelo?
Pimenta no Tratamento para Crescer Cabelo Funciona?
Em se tratando de o que fazer para o cabelo crescer, não existem estudos científicos com a pimenta demonstrando esse benefício, mas isso não quer dizer que não funcione. Simplesmente quer dizer que ainda não foi pesquisado.
Na verdade, a indústria farmacêutica não tem interesse em desenvolver esses estudos científicos. Ou seja, gastar muito para investigar coisas que não vão ser patenteadas e não vão trazer retorno imediato.
Mas, por ter esse efeito na questão antioxidante e anti-inflamatória, pode sim ser um grande aliado no tratamento para crescer cabelo. Também por fornecer vitamina C.
Embora não seja nada milagroso como muitas vezes se fala na internet, mas tem sim a sua eficácia comprovada por artigos científicos.
Também, outro estudo comprovou que ela aumenta a circulação sanguínea levando mais nutrientes a pele e ao couro cabeludo. Acrescentando então mais um efeito benéfico dos componentes presentes na pimenta.
Além disso, uma universidade científica do Japão fez um estudo. E esse estudo demonstrou que a pimenta tem sim uma função muito semelhante a receptores de insulina. Esses receptores melhoram o crescimento dos anexos.
Então, como você pode notar existem várias informações científicas interessantes. Porém, é sempre importante utilizar a pimenta numa concentração adequada dentro de componentes. Como, por exemplo, já existem vários xampus, cremes e tônicos com a pimenta na concentração adequada.
E na dieta também deve tomar cuidado, pois não é porque é natural que não tem efeitos colaterais. Principalmente se a pessoa tem problema de gastrite e inflamação crônica.
Espero ter esclarecido sua dúvida sobre tratamento para crescer cabelo com a pimenta. Mas se quiser pode deixar um comentário abaixo. E se este artigo te ajudou compartilhe e ajude mais pessoas!